19/04/23 às 21h24 - Atualizado em 19/04/23 às 21h24

Primeira capacitação do sistema de garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes da Região Norte do Distrito Federal

Na última terça 18/04/2023, na Regional de Ensino de Sobradinho, foi realizada a primeira capacitação do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes da região norte do Distrito Federal. O evento, organizado pelo Conselho Tutelar, contou com a presença do procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná, Dr. Murillo Digiácomo, mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Durante a manhã, o palestrante apresentou uma aula com slides sobre como os diversos órgãos públicos podem se organizar para garantir a segurança de crianças e adolescentes na região. Ele abordou tópicos como a atuação do Conselho Tutelar, as responsabilidades do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, e a importância da atenção à saúde física e mental dos jovens. O palestrante destacou a necessidade de uma atuação conjunta e colaborativa entre esses órgãos, a fim de garantir a proteção e o bem-estar da população infanto juvenil.

Na parte da tarde, houve um período para perguntas e respostas, com a participação de vários órgãos públicos, como o Conselho Tutelar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e profissionais da área da saúde. Durante a interação prática com casos concretos ocorridos na cidade, o procurador conseguiu ajudar a resolver questões logísticas, tornando a tarde muito proveitosa e agradável. Foram abordados vários assuntos relacionados à proteção e garantia dos direitos da população infantojuvenil, incluindo casos de violência doméstica, abuso sexual e negligência.

Ao final da capacitação, os participantes saíram com uma maior conscientização sobre a importância da proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes na região norte do Distrito Federal. Ficou claro que a união e colaboração dos órgãos públicos é fundamental para a promoção de um ambiente seguro e saudável para os jovens da região. A capacitação foi uma excelente oportunidade para aprimorar o conhecimento dos profissionais envolvidos na proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes, visando a uma atuação mais efetiva e coordenada.

A capacitação também contou com a presença Assistência Social – Cras e Creas
Conselhos Tutelares – Sobradinho I e II, Fercal, Formoso, Taguatinga, entre outros, Conselho de Saúde, CAPSI, Geama – Socioeducativo, NUPAV, Corpo de Bombeiro Militar, Produtor Cultural, Casaí Saúde Indígena, Direitos Humanos, Regional de Ensino, Assistentes Sociais, Enfermagem, Nutrição, Coordenadores, Psicólogas, Administrações de Sobradinho I e II, Administrador de Sobradinho Gutemberg Tosatte, Administrador de Sobradinho II Diego Matos, Secretário de Estado de Relações Institucionais Agaciel Maia, Deputado João Cardoso, Regional de Ensino. A presença dessas autoridades reforçou a importância do tema discutido na capacitação e demonstrou o comprometimento do poder público na proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes da região norte do Distrito Federal.