19 de setembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
10/03/20 às 12h07 - Atualizado em 10/03/20 às 15h44

Projeto Grafite homenageia mulheres em paradas de ônibus

Durante todo este mês, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) trabalha em uma série de ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Na última sexta-feira (6), deu início ao projeto Grafite nas Paradas de Ônibus.

Sempre às sextas-feiras, as mulheres serão homenageadas por meio da arte gráfica urbana do grafite. Forças de segurança e outros órgãos governamentais terão divulgadas as atividades voltadas à atenção e proteção das mulheres e meninas, em especial aquelas em situação de violência.

Voluntárias de todo o DF vão produzir as artes em quatro paradas de ônibus, num trabalho que inicialmente contemplará Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia e Sobradinho. Os locais específicos dessas intervenções urbanas foram definidos em conjunto com as administrações regionais de cada cidade, levando em consideração a proximidade com as escolas que adotaram o modelo de gestão compartilhada de ensino.

Atuação ampliada

Segundo a diretora de Resolução Pacífica de Conflitos, Marina Fernandes, a ação que homenageia as mulheres por meio das grafiteiras surgiu em razão de a atividade ser principalmente desempenhada por homens. “Queremos mostrar que cada vez mais as mulheres atuam na arte urbana, inclusive a professora de grafite da Secretaria de Segurança Pública é uma mulher”, ressalta. “Nossa ideia é demonstrar que hoje as meninas e mulheres podem e devem ser o que elas quiserem”.

O trabalho terá início sempre às 14h. Enquanto são feitas as pinturas, serão disponibilizados, nas proximidades das paradas de ônibus, haverá oferta de serviços às mulheres e divulgação de informações sobre a rede de atenção e proteção desse público.

As ações em destaque incluem a unidade móvel da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e representantes do programa Pró-Vítima, da Secretaria de Justiça (Sejus), além de atendimentos dos núcleos jurídico e psicossocial da Defensoria Pública e o Ônibus da Mulher, da Secretaria de da Mulher.

Em Sobradinho

Em Sobradinho, a ação acontecerá na sexta-feira (13), a partir das 14 horas, conforme cronograma previsto. A parada que receberá a intervenção artística será a da quadra central, em frente ao estacionamento da Feira Modelo. “Escolhemos a quadra central, pois queremos que este trabalho tão bonito seja admirado pela comunidade. Esperamos que a população aprecie e aproveite essa oportunidade trazida pela Secretaria de Segurança Pública”, enfatiza o administrador, Eufrásio Pereira.

 

* Com informações da SSP

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros