01 de abril

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
18/02/20 às 11h02 - Atualizado em 18/02/20 às 11h31

Rota do Cavalo recebe oficinas para fomentar o Turismo da região

A Rota do Cavalo inicia um novo momento. A região, localizada em Sobradinho, recebeu, nesta sexta-feira (14), a primeira oficina que irá contribuir para o desenvolvimento e o crescimento econômico. No total, a Secretaria de Turismo irá realizar cinco oficinas de capacitação para a comunidade com o objetivo de impulsionar o Turismo. Ao final, no dia 31 de maio, acontecerá o evento de lançamento da rota estruturada com o enxoval de materiais de divulgação e sinalizações.

A Rota nasceu a quase 30 anos da força de empreendedores que se uniram para criar a atração para fortalecer o Turismo. O local abriga haras, ranchos, restaurantes com comidas típicas, lojas de artesanato, fazendas, centros de hipismo distribuídos ao longo da DF 440.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça; Celina Leão, deputada federal; Eufrásio Pereira, administrador de Sobradinho; administrador do Itapoã, Valdermar Araújo; presidente do Serviço Social Parque Granja do Torto, Eugênio Faria; presidente da Associação Rota do Cavalo, Vera Fernandes; e o proprietário do Rancho Canabrava, José Arnaldo. Representantes de classes empresariais, empreendedores rurais, estudantes de Turismo e organizações do trade também marcaram presença.

“Desde o inicio dessa gestão temos como meta qualificar, estruturar e promocionar o Turismo da capital. A Rota do Cavalo possui uma enorme vocação turística que eleva o patamar da nossa oferta no segmento rural e pretendemos potencializar a região para se tornar o maior polo de Turismo Rural do DF”, reforçou Vanessa Mendonça, secretária de Turismo.

Vera Fernandes exaltou a iniciativa e reconhecimento da região como um produto turístico. “Temos um alto potencial que merece a atenção dos governantes. Ações como essa irão fortalecer a nossa Rota do Cavalo”, explicou a presidente da Associação Rota do Cavalo.

Para o administrador de Sobradinho, Eufrásio Pereira, a iniciativa é fundamental para promover o empreendimento rural e a geração de renda na região. O administrador do Itapoã, Valdermar Araújo, concordou e complementou: “Temos que trabalhar para movimentar a economia do setor”.

Em sua fala, a deputada Celina Leão elogiou o trabalho realizado pelo GDF. Em 2019, o governador Ibaneis Rocha instituiu o “Plano de Desenvolvimento de Turismo Sustentável da Rota do Cavalo”. O plano visa o planejamento e orientação das ações do setor público e privado para o desenvolvimento da atividade turística na região. “Uma lei sem eficácia não tem poder nenhum. Esse governo mostra que tem ações concretas e valoriza o Turismo Rural. Vocês estão planejando o futuro”, disse.

A 1ª oficina foi focada na sensibilização da comunidade, com a apresentação do Plano de Trabalho e a entrega do protótipo da placa de sinalização que será instalada na Rota do Cavalo. A 2ª oficina vai focar na Capacitação e Treinamento. Em seguida, será a vez da oficina de Sinalização e Segurança. A 4ª irá falar sobre sustentabilidade e a 5ª sobre Formatação de Experiências.

          

 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros